Projeto Fungos do Cristalino: Ampliando o conhecimento sobre a diversidade deste grupo fascinante
Por admfec
Em 22 de agosto de 2016

Em parceria com a Fundação Ecológica Cristalino (FEC) e o Herbário da Amazônia Meridional (HERBAM) a Parataxonomista de Fungos Susanne Sourell está desenvolvendo um projeto incrível sobre os Fungos da Amazônia Meridional na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino, importante unidade de conservação no Norte do Estado de Mato Grosso. O projeto que já iniciou suas atividades em dezembro de 2016, visa fazer um levantamento das espécies macroscópicas de fungos e ampliar o conhecimento sobre a diversidade deste grupo pouco estudado na região.

fungo-noticia1

Com o intuito de despertar o interesse em jovens pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Alta Floresta) para trabalhar com fungos, a FEC disponibilizou duas vagas de estágio exclusivas para este projeto. Diego Ferreira que está cursando o 8° semestre do curso de biologia, teve a oportunidade de ir a campo para realização das coletas juntamente com Susanne. Já Sara Caioni, aluna do 4º semestre, está auxiliando na parte de organização do banco de dados das espécies coletadas. Este contato direto com o projeto, a pesquisa e o campo, é fundamental para estes acadêmicos agregarem novas experiências e aprendizados para sua formação.

fungo-noticia2
Susanne Sourell em campo

O projeto que começou por uma paixão de Susanne por fungos, está crescendo cada vez mais, e já possui um grupo de pesquisadores interessados em colaborar no estudo destas espécies.  Estão todos animados, pois com certeza será possível estruturar a primeira coleção referência de fungos no Herbário da Amazônia Meridional (HERBAM) disponibilizando essas informações para pesquisas futuras de várias áreas do conhecimento.