Notícias da fec

Por admfec
Em 06 de setembro de 2016

Vitória de Riva

A atuação reconhecida que a empresária Vitória da Riva Carvalho exerce frente ao ecoturismo e à preservação ambiental em Mato Grosso levou a mineira radicada no estado a receber o Prêmio Cláudia 2010, na última sexta-feira, 5 de novembro, em cerimônia na Sala São Paulo, na capital paulista. O prêmio  coordenado pela revista Cláudia, da editora Abril,premia desde 1996 o trabalho, a luta, a garra de mulheres em vários setores da sociedade por todo o Brasil.

Vitória Riva desenvolve desde 1990 um trabalho com o turismo ecológico na cidade mato-grossense de Alta Floresta, na região Norte do estado. Lá, ela mantém o hotel Cristalino Jungle Lodge, um paraíso em meio a Floresta Amazônica e nesse refúgio desenvolve ações ambientais com projetos de preservação, educação e pesquisa, por meio da Fundação Cristalino, criada por ela há mais de dez anos.

O hotel administrado por essa empresária foi o primeiro da Amazônia a ter sua área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural. Às margens do rio Cristalino, o hotel recebe anualmente centenas de turistas estrangeiros e brasileiros encantados com a diversidade da floresta – o número de animais, pássaros e a riqueza da floresta. “Começou com um sonho: manter a floresta em pé, proteger a flora e a fauna da região e, ao mesmo tempo, ter um negócio próprio”, afirma Vitória Riva ao falar do hotel que trabalha com ações sustentáveis e de conscientização com os turistas.

A Fundação Ecológica Cristalino criada por essa mulher apaixonada pelo ecoturismo oferece aulas ambientais dentro da reserva a crianças e jovens de escolas públicas e nos trabalhos de pesquisa já foram identificadas na região 1.370 espécies de plantas. A RRPN faz divisa com o Parque Estadual do Cristalino dentro do qual estão localizadas aproximadamente 50% das aves da Floresta Amazônica.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, enfatiza que o trabalho desempenhado pela empresária colocou Mato Grosso em destaque no segmento de ecoturismo. “A preocupação e a forma com que ela desenvolve esse trabalho magnífico atraem a cada ano mais turistas interessados em conhecer e compartilhar desse espaço da biodiversidade com muito respeito. Vitória Riva é uma mulher de fibra, coragem e que merece todo o carinho e consideração”, disse a secretária.

São cinco categorias do prêmio: Negócios, Cultura, Ciências, Trabalho e Políticas Públicas. Vitória Riva recategoricebeu a premiação na categria Negócios e as escolhas das vencdoras foi anunciada apenas no momento da entrega do Prêmio Cláudia 2010.