» Flora Cristalino

O Programa Flora Cristalino é uma parceria entre a Fundação Ecológica Cristalino,  Royal Botanic Gardens, Kew (Reino Unido) e Fauna & Flora International, com o apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT–CUAF) e da Rio Tinto. É o primeiro grande programa de pesquisa sobre a flora da região do Cristalino, que visa à capacitação institucional na região e à preservação de sua diversidade vegetal, ainda praticamente desconhecida e altamente ameaçada por desmatamentos e queimadas ilegais.

Inicialmente, os focos do Programa têm sido a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lote Cristalino, o Parque Estadual Cristalino e as propriedades em processo de reconhecimento como RPPNs, adjacentes a esses.

O Programa teve início em julho de 2006 e, desde então, foram realizadas diversas expedições de campo e centenas de espécies vegetais foram coletadas e identificadas. Os dados levantados serão utilizados para a elaboração dos planos de manejo do Parque Estadual Cristalino e das RPPNs, de publicações científicas, de materiais de educação ambiental (inclusive para a "Escola da Amazônia") e para a promoção do manejo sustentável de recursos naturais. Os exemplares dos materias botânicos coletados pelo Programa foram doados à UNEMAT–CUAF, possibilitando assim o início da montagem de uma coleção representativa da flora da região (Herbário da Amazônia Meridional).