Notícias da fec


FEC realiza capacitação para monitores do projeto “Um Dia na Floresta”
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 21 de March de 2023

FEC realiza capacitação para monitores do projeto “Um Dia na Floresta”

A Fundação Ecológica Cristalino – FEC capacitou 20 monitores que farão parte da execução do projeto “Um Dia Na Floresta” em 2023.  O curso permite a troca de experiências e formação aos monitores, por meio das atividades do projeto e sua filosofia. Os inscritos tiveram oportunidade de conhecer de perto a Fundação Ecológica Cristalino, localizada na reserva Surucuá, uma área de floresta nativa amazônica, dentro do município de Alta Floresta.

“Um Dia a Floresta” é um projeto realizado pela FEC e executado por meio de oficinas e tem por objetivo envolver as crianças no cuidado com a biodiversidade. Há 15 anos, a fundação recebe uma vez por semana, em média 30 crianças na faixa etária de 07 a 10 anos. As oficinas têm um dia de duração e são realizadas nas trilhas da reseva Surucuá e na sede da FEC.

As crianças realizam caminhadas, observação da fauna e da flora, atividades artísticas e dinâmicas de grupo em plena floresta. Tais atividades, além de divertir, despertam a curiosidade, um novo olhar e uma nova conexão com a floresta, um ambiente ao mesmo tempo, tão próximo e tão distante.

“O Projeto Um Dia na Floresta proporciona experiências incríveis em plena floresta amazônica para as crianças da região, onde além de se conectar com a floresta elas também aprendem sobre a biodiversidade local.”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da FEC, Mariana dos Santos da Silva, que há 10 anos desenvolve o projeto “Um Dia na Floresta”. Mariana é formada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas com pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto já realizou duzentas e dez (210) oficinas e atendeu de 2008 até 2022, trinta (30) escolas do município de Alta Floresta e região, entorno de cinco mil, quatrocentos e setenta (5.470) crianças destas instituições e noventa (90) professores. Além disso, teve a participação como monitores cento e oitenta e oito (188) voluntários, sendo em sua maioria acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.

Texto: Josana Salles Abucarma