Notícias da fec


FEC: 24 anos em prol da ciência e da educação Ambiental na Amazônia de Mato Grosso
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 17 de May de 2023

A Fundação Ecológica Cristalino – FEC comemora neste dia 17 de maio 24 anos de muitas realizações, lutas, pesquisas e ações de conscientização pela conservação da Amazônia. Situada na região de Alta Floresta, norte de Mato Grosso, a fundação atua no incentivo à pesquisa científica, projetos de educação ambiental e na sustentabilidade econômica sustentável de toda a região.

A FEC tem como carro-chefe a gestão das Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino e no projeto “Um dia Na Floresta”, que este ano completa 15 anos de atividades com mais de 5 mil estudantes da rede pública e particular de ensino de Alta Floresta e entorno que fazem conexão entre as crianças, a flora e a fauna da Amazônia mato-grossense.

As quatro RPPNs Cristalino, situadas próximas do Parque Estadual Cristalino, surgiram a partir da década de 90 e juntas totalizam mais de 7 mil hectares de floresta amazônica primária em uma região de prioridade extremamente alta para a conservação da Amazônia de Mato Grosso, no Arco do Desmatamento.

Vista do Rio Cristalino afluente do Rio Teles Pires

Em mais de duas décadas de trajetória, a FEC realizou parcerias com inúmeras instituições de pesquisa e universidades brasileiras que realizaram mais de 40 estudos científicos sobre a fauna, flora e clima nas reservas naturais ” A FEC desenvolve, apoia e incentiva a realização de pesquisas científicas nas RPPNs Cristalino, visando aumentar o conhecimento desta região, visando a conservação e preservação da sua biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que a floresta fornece”, ressalta Lucas Eduardo Araújo Silva, biólogo, Doutor em Zoologia (evolução e biodiversidade) pós em Direito Ambiental e coordenador da FEC.

Lucas Eduardo coletando dados do Monitoramento de Biodiversidade

A presidente da FEC, empresária de ecoturismo e proprietária do Cristalino Lodge, Vitória Da Riva implantou a fundação com intuito de preservar a floresta e demonstrar que é possível promover o desenvolvimento sustentável com a floresta em pé. “Estou feliz em saber que estamos contribuindo com a conservação da Amazônia, mostrando que a floresta tem valor e esse é um trabalho importante da Fundação Cristalino. São muitas pesquisas científicas, educação ambiental para crianças das comunidades. É muito satisfatório ver a missão da FEC sendo cumprida”, comemorou.

Vitória Da Riva – Presidente da FEC

Vitória ressalta o apoio e realização de pesquisas de monitoramento da biodiversidade da região do Cristalino. “Estamos contribuindo para o conhecimento sobre a Amazônia. As parcerias com universidades nacionais e internacionais nas pesquisas proporcionou um descobrimento da imensa biodiversidade desta região. Através da FEC houve a possibilidade de trazer pesquisadores, juntamente com a infraestrutura do Cristalino Lodge que contribui para manter os cientistas no campo em que coletam dados nas RPPNs e no Parque Estadual Cristalino. Sem o apoio da FEC e do lodge não seria possível realizar as pesquisas, mesmo as de socioeconômicas. O conhecimento de fauna, flora, ecótono, clima, hidrologia fornece informações até mesmo para a agricultura.

Um Dia na Floresta

O projeto de educação ambiental “Um Dia na Floresta” realizado pela Fundação Ecológica Cristalino – FEC completa 15 anos de muitas histórias construídas por estudantes, professores e voluntários nas trilhas da Reserva Surucuá, na cidade de Alta Floresta. Em cada atividade realizada, os participantes vivenciam a floresta e compartilham experiências. Já ocorreram 210 oficinas com a participação de 30 escolas do município de Alta Floresta e região até 2022. Ao todo 5.470 estudantes e 90 professores foram levados para conhecer de perto a biodiversidade da Amazônia.

Mariana dos Santos da Silva – Coordenadora de Educação Ambiental

Texto: Josana Salles Abucarma