Notícias da fec


RPPNs e Cristalino Lodge são apontados como hotspot de observação de primatas em evento internacional
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 1 de September de 2023
Gustavo Canale – RPPNs Cristalino

No painel, “Observação de Primatas: potencialidades e desafios para a conservação de primatas e dos seus habitats naturais em todo o Mundo” realizado no 29º Congresso da Sociedade Internacional de Primatologia em Kuching, Malásia, o primatólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT – campus Sinop),  vice-presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e Conselheiro do Instituto Ecotono, Gustavo Canale, fez uma apresentação do potencial turístico de observação de diversas espécies de primatas na Amazônia de Mato Grosso e na Terra Indígena do Xingu.

bugio-de-mãos-ruivas (Aloutta discolor) – Jorge Lopes

Contou-se ainda com a participação de especialistas importantes como o Chefe Executivo de Conservação da Re:Wild @… e Chefe do Grupo de Especialistas em Primatas da UICN, Russ Mittermeier; o Chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Primatas Brasileiros do ICMBio, e Delegado Chefe do Grupo de Especialistas em Primatas, Leandro Jerusalinsky; Andie Ang do Mandai Nature (Vietnã) e Delegada Chefe do Grupo de Especialistas em Primatas;  Mark Harrison da Borneo Nature Foundation, e Sian Waters, Vice-Chefe de Interações Humanos-Primatas do Grupo de Especialistas em Primatas da UICN.

macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles Marginatus)

As RPPNs Cristalino e o Cristalino Lodge foram apontados como um hotspot na atividade turística de observação de primatas. Foram apresentadas experiências bem-sucedidas na Ásia e no Brasil com participação de pesquisadores de diversos lugares do mundo.

Canale, junto ao Instituto Ecótono, iniciou estudos sobre a observação de primatas desenvolvida pelo Cristalino Lodge nas trilhas das RPPNs Cristalino, localizada em Mato Grosso e sul da Amazônia. Este servirá como modelo turístico com práticas sustentáveis para a proteção de populações de macacos. Ao todo são encontradas 6 espécies de primatas na área, entre elas o macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus), espécie considerada em perigo de extinção.

Foi apresentado e discutido um guia de boas práticas para observação de primatas elaborado pelo Grupo de Especialistas em Primatas, com regras básicas e melhores práticas para essa atividade ecoturística.

macaco-prego (Sapajus apella) Alex Da Riva

Texto: Josaa Salles – Coordenação de Comunicação da FEC

imprensa@cristalinolodge.org.br

65-99966-3681