Notícias da fec


Alta Floresta anuncia aliança entre instituições para solucionar os atropelamentos de animais silvestres
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 26 de October de 2023

As fragilidades do sistema viário para dar passagem segura a fauna silvestre urbana de Alta Floresta fora discutida por entidades e sociedade na noite do dia 26/10, no auditório do Museu Natural. Foram apresentados vários casos no Brasil sobre atropelamentos de animais silvestres e diversas soluções para criar um sistema de passagem viária adaptado para a fauna.

Foto: vereadora Ilmarli Teixeira

Com o auditório lotado, na maioria de estudantes de Biologia da UNEMAT, foram ministradas duas palestras. O professor da UNEMAT, Mahal Massavi Evangelista apresentou dados sobre a mortandade de animais silvestres nas principais vias de acesso de Alta Floresta.  Mahal avalia que a cidade precisa de uma política de crescimento e considerar a raridade da fauna local. “Isso não é um problema, temos privilégio de viver num lugar como esse”.

Prof. da UNEMAT ,Mahal Massavi

A bióloga Fernanda Abra, mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Doutora em Ecologia aplicada pela USP foi a segunda palestrante do evento.  Após uma visita técnica em 18 pontos do tráfego urbano de Alta Floresta onde ocorrem mais atropelamentos de fauna, Abra se emocionou ao contar de ter visto tantos animais pela cidade.

“Vocês moram num lugar incrível, um caso raro no cotidiano urbano na Amazônia”, disse Fernanda. A bióloga demonstrou que Alta Floresta possui 8 espécies de primatas em sua área urbana, 5 fazem parte da categoria de animais extremamente ameaçados. “Se os atropelamentos e outras ameaças não forem contidas em cinco anos essas espécies não vão mais existir aqui”, alertou.

Especialista em soluções para passagens de animais silvestres, Fernanda Abra

De forma voluntária, Fernanda Abra entregará um diagnóstico e um plano de ação com soluções a todos os participantes do movimento em prol de soluções para os atropelamentos da fauna silvestre urbana de Alta Floresta.

Participam as seguintes instituições:  7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta/COA, UFMT – Campus Sinop, Instituto Ecótono, UNEMAT/AFL, Via Brasil, Fazenda Anacã, Vereadora Ilmarli Teixeira, Defensoria Pública e o Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA.

 

 

Acompanhe tudo pelas redes sociais da FEC

Texto: Josana Salles – Coordenação de Comunicação

Contato: imprensa@fundacaocristalino.org

65-99966-3681