Notícias da fec


Programa Escola da Amazônia completa 20 anos de educação ambiental na floresta
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 7 de November de 2023

Quando o tema é Sustentabilidade a Educação Ambiental é de vital importância para o planeta e suas futuras gerações. A sua missão essencial é levar informações a respeito das relações entre o homem e a natureza, seja ele uma criança ou um adulto.

A Fundação Ecológica Cristalino – FEC comemora duas décadas de atividades de Educação Ambiental através do Programa Escola da Amazônia, envolvendo alunos da região de Alta Floresta Brasil e Exterior

Divulgação/FEC

Atualmente, a FEC desenvolve três projetos de Educação Ambiental através do Programa Escola da Amazônia: “Um Dia na Floresta”, “Brincando na Floresta” e “Histórias da Floresta”, voltados para crianças das escolas de Alta Floresta e municípios vizinhos.

“Um Dia na Floresta” é realizado há quase 16 anos e desde a sua criação quase 6 mil estudantes e 100 professores participaram do projeto.  Apenas em 2023, 434 crianças e 38 professores de 14 escolas tiveram a oportunidade de conhecer de perto a floresta Amazônica e sua rica biodiversidade

O projeto “Brincando na Floresta”, lançado em 2023 atendeu 134 alunos e 9 professores de 3 escolas de Alta Floresta. O projeto é destinado às crianças de 4 a 6 anos

Divulgação/FEC

Foram realizadas 06 oficinas na Reserva Surucuá, no centro de Alta Floresta. Participaram as escolas: Jean Piaget, Escola Estadual Mundo Novo e Escola Municipal Trenzinho Mágico.

O objetivo é proporcionar o primeiro contato da criança com a natureza e uma experiência divertida, exploratória e educativa em plena floresta amazônica despertando o respeito e o cuidado pela natureza.

Além de proporcionar entretenimento ao ar livre, longe das telas digitais, para que as crianças possam brincar de forma alegre e saudável e conseguirem melhor sociabilização no ambiente escolar.

Já projeto Histórias da Floresta acontece desde 2018 e atende crianças com a faixa etária de 04 a 07 anos das escolas públicas de Alta Floresta – MT, onde, durante os meses de outubro e novembro são realizadas apresentações através de um verdadeiro espetáculo com músicas e contação de histórias com um enredo abrangendo o mundo encantado

Com uma linguagem lúdica dos contos, são apresentadas as histórias que trazem sempre personagens da fauna e flora da floresta Amazônica.  Até o momento, já participaram do projeto cerca de 800 crianças de 14 escolas.

Neste ano o projeto acontecerá no mês de novembro e contará a história “O quintal da minha casa” de Fernando Nuno com adaptações, será um verdadeiro espetáculo com as personagens Plim Plim a fada das águas e a Mãe Natureza.

Divulgação/FEC

“Em nossos projetos as atividades envolvem ciência, ética, compromisso e atitudes e, acima de tudo, a transmissão de informações, conceitos e técnicas necessárias que levem à reflexão e à compreensão da realidade para conscientizar sobre uma mudança correta de atitudes”, diz a presidente da FEC, Vitória Da Riva.

“O objetivo é construir o respeito com a natureza e sensibilizar as futuras gerações no cuidado com o maior patrimônio natural a floresta amazônica. Essa lição tem sido levada através dos projetos de educação ambiental até às salas de aula”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da FEC, Mariana dos Santos.

As professoras: Elizangela Soares Major Lourençoni e Alana Regina Ruiz da Silva da escola municipal rural Mundo Novo estiveram presentes nas atividades do projeto “Brincando na Floresta “e depois conversaram com os alunos na escola.

“Fizemos uma roda de conserva com os alunos e todos fizeram desenhos representando o que mais gostaram de ouvir sobre a floresta amazônica. Das brincadeiras desenvolvidas na oficina “Quem Sou EU?” ganhou mais a atenção dos alunos e por isso repetimos ela em sala de aula. A atividade permite maior conhecimento sobre os animais da Amazônia. Foi um sucesso!”, contou Alana.

Coordenação de Comunicação

Texto:Josana Salles

imprensa@fundacaocristalino.org.br

65-99966-3681