Observando a Biodiversidade das RPPNs Cristalino
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 10 de November de 2023

O sol já aparecia no horizonte quando a equipe da Fundação Ecológica Cristalino – FEC desceu o rio Cristalino e entrou em uma área isolada na margem esquerda, utilizada para estudos científicos e o Monitoramento da Biodiversidade, realizado desde 2019.

Hubner Douglas

A pesquisa registra, investiga e monitora a presença de espécies endêmicas (que só ocorrem em uma região) e ameaçadas de extinção, durante 5 dias 2 vezes ao ano, abrangendo os dois principais períodos (“estações amazônicas”) seco e chuvoso. A área escolhida é parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Cristalino, no sul da Amazônia, no estado de Mato Grosso.

Ao todo são 5 km de trilha em 3 tipos de ambientes vegetativos: Floresta ripária, floresta de igapó e floresta de terra firme. A equipe precisa percorrer 5 mil metros coletando informações colhidas por observação e gravação de áudio da floresta.

Para garantir o bom resultado do Monitoramento da Biodiversidade da RPPN Cristalino é preciso perseverar e suportar os incômodos de andar em uma área de floresta amazônica primária e livre de qualquer atividade humana.

A cada ave ou mamífero que surge nas caminhadas lentas e silenciosas dos pesquisadores, é feita a anotação por escrito e registro fotográfico. A cada mil metros é preciso ficar imóvel e em silêncio. O coordenador da FEC, biólogo Lucas Eduardo Araújo Silva, aciona o gravador e registra o som da mata por 10 minutos.

jacamim-de-costas-marrons (Psophia dextralis) – Lucas Eduardo A.S

“São 5:58 manhã. Tempo bom…”. E assim começa a ser gravado o som da vida natural da Amazônia. O pica-pau-de-barriga-vermelha, cricrió, cabeça-encarnada, papagaio-moleiro, chororó-pocuá, arapaçu-bico-de-cunha e oinhambu-pixuna cantam a todo momento durante o ponto de escuta. Duas horas de caminhada na trilha, e o uirapuru-veado dá sinal da vida em meio ao silêncio da floresta, como se todas as aves fossem ouvi-lo cantar.

Os primatas, muito presentes em toda a área, também são registrados e observados por nós enquanto nos observam. Um bando de macaco-aranha-de-cara-branca balança os galhos das árvores fortemente, um comportamento de protesto pela nossa presença, bem comum da espécie Ateles marginatus, após registros fotográficos, seguimos na trilha.

Mais tarde, alguns cuxiús-de-nariz-vermelho e macacos-prego se encontram e uma briga rápida pode ser observada. Estas espécies vivem em bandos mistos, mas às vezes também disputam por recursos. E assim acontece a coleta de dados do Monitoramento, com muita caminhada, suor, sacrifício físico, mas muito gratificante, por fazer este trabalho de proteção da rica flora e fauna que a FEC auxilia na conservação.

As RPPNs abrigam e protegem um total de 39 espécies endêmicas e 41 espécies ameaçadas de extinção, destas: 25 espécies de aves; 14 de mamíferos; 2 de quelônios e 3 espécies de plantas. Das espécies ameaçadas de extinção destacamos o jacamim-de-costas-marrons (Psophia dextralis) o bugio-de-mãos-ruivas (Alouatta discolor) e o macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus) que conseguimos ótimos registros fotográficos.

bugio-de-mãos-ruivas (Alouta discolor) – Lucas Eduardo AS

O que é o Monitoramento da Biodiversidade

Utilizando os mesmos métodos propostos pelo  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio no Programa Monitora, a Fundação Ecológica Cristalino – FEC realiza o monitoramento, a partir de levantamentos de dados em campo, da condição da biodiversidade no interior das áreas protegidas, observando especialmente grupos bioindicadores (Aves, Mamíferos de grande porte, Borboletas frugívoras e Plantas lenhosas) que apresentam relevância para orientar as ações de conservação preventivas e mitigadoras para as RPPNs Cristalino.

As informações obtidas nesses programas são úteis em múltiplas escalas, auxiliando tanto a gestão de uma pequena unidade de conservação (perspectiva local), como orientando um conjunto específico de áreas protegidas (perspectiva regional) ou ainda subsidiando a formulação das políticas e metas nacionais de conservação (perspectivas nacional/global).

São empregados métodos eficientes: acurados, mas de baixo custo operacional e logístico. Outra necessidade fundamental nos monitoramentos de biodiversidade é o acúmulo de informações ao longo do tempo. Com um volume representativo de dados de biodiversidade, inferências mais seguras podem ser feitas.

As Unidades de Conservação (UC) são áreas chave para a conservação da natureza em diversas escalas e perspectivas. Essas áreas protegem habitats, espécies, processos ecológicos e serviços ecossistêmicos. Considerando a sua importância estratégica, o monitoramento de sua biodiversidade constitui uma atividade essencial para a gestão desses espaços.

Coordenação de Comunicação

Texto: Josana Salles