Looking for Jaguar” já fez 16 registros de onças-pintadas nas RPPNs Cristalino
Em 16 de November de 2023

Para entender o cotidiano das onças da Amazônia é preciso saber entre outras coisas os períodos do dia de maior atividade, os locais de maior concentração das espécies e em quais deles também têm presença humana. Os estudos estão sendo desenvolvidos pelo projeto “Looking for Jaguar” da Fundação Ecológica Cristalino – FEC nas Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino, localizadas no sul da Amazônia.

Ao completar a sexta expedição em 2023, o projeto totalizou 16 registros de indivíduos da espécie Panthera onca (onça-pintada) desde o início do projeto em 2022. No caso da onça-parda (Puma concolor) o projeto tem mais de 70 registros.

Este ano, o coordenador do “Looking for Jaguar”, biólogo Lucas Eduardo Araújo Silva comemorou vários registros feitos pelas câmeras TRAP, entre eles o passeio de uma onça-pintada bem próximo do Cristalino Lodge. Eram 14 horas. “De dia pessoal, de dia!”, comemorou.

Localizadas na Amazônia mato-grossense, município de Alta Floresta, as Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino (7 mil hectares), são utilizadas como área de vida das onças em toda a sua extensão. Registramos onças-pintadas em todas as trilhas das reservas, sendo a Base do Limão o local de maior número de ocorrência.

O coordenador da FEC, Lucas Eduardo com o assistene de projetos, Marcelo trocando cartões das câmeras TRAP

Outra boa notícia é a participação do aluno bolsista do curso de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Emanuel Cerqueira Bonin Melgar nos estudos do projeto. Como participante do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, Emanuel contribuirá com a análise das imagens registradas, sob orientação da Dra. Viviane Maria Guedes Layme que é professora do Instituto de Biociências da UFMT e trabalha com Ecologia de Populações.

“É a primeira vez que estou entrando na Amazônia preservada. Parece um filme do Indiana Jones. Sempre quis trabalhar nesse bioma”, diz Emmanuel que é aluno do 8 º semestre da Faculdade de Biologia da UFMT em Cuiabá.

Algumas das surpreendentes imagens do “Looking for Jaguar” estão sempre por aqui. Acompanhe!

Coordenação de Comunicação

Texto: Josana Salles