Notícias da fec


FEC promove capacitação para 12 voluntários
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 1 de April de 2024

O Programa Escola da Amazônia da Fundação Ecológica Cristalino – FEC reuniu12 pessoas comprometidas em fazer a diferença por meio da educação ambiental e participaram da Capacitação de Voluntários ocorrida no último dia 19/03. Se inscreveram para serem voluntários do programa estudantes de Biologia, profissionais da área de marketing e de arqueologia, biólogos, estudantes de Ciências Biológicas e profissionais liberais.

A FEC já recebeu cerca de 400 voluntários em diversos projetos durante sua atuação

Durante a capacitação, realizada pela Coordenação de Educação Ambiental da FEC, os participantes conheceram a história da Fundação Ecológica Cristalino, os projetos científicos e de gestão das áreas protegidas e os projetos de Educação Ambiental em execução atualmente: “Um Dia na Floresta”, “Histórias da Floresta” e “Brincando na Floresta”. Também foram apresentadas as diversas atuações da ong em conselhos de políticas públicas ambientais, fóruns de meio ambiente e campanhas de conscientização.

Ao ser voluntário da FEC, as pessoas se envolvem em projetos e atividades que contribuem para a conservação da biodiversidade da Amazônia de Mato Grosso. Esse foi um dos principais motivos do arqueólogo Renato do Nascimento, 31 anos, que já tem experiência em educação patrimonial em Rondônia. Essa é uma região carente de pesquisas arqueológicas e tenho interesse em saber mais dos projetos da FEC como também do Parque Estadual Cristalino”, comentou.

As biólogas: Michele Lazari da Silva e Naiquela Ferraz dos Reis são moradoras de Alta Floresta e quando mais jovens participaram do projeto “Um Dia na Floresta”. “Nunca tinha entrado na floresta e foi uma experiência incrível. Agora minha filha já participou e contou tudo que aprendeu”, conta Naiquela. “Estou participando porque gosto de crianças e de ensinar e os projetos vão me proporcionar uma experiência importante”, disse.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 7,2% da população brasileira adulta já realizou algum tipo de trabalho voluntário em 2020, totalizando mais de 14 milhões de pessoas em atividades voluntárias. A FEC já recebeu cerca de 400 voluntários em diversos projetos durante sua atuação.

Coordenação de Comunicação

Texto: Josana Salles

josanassalles@gmail.com

65-99966-3681