ICMBio lança PAN de Aves da Amazônia com 25 espécies já registradas nas RPPNs Cristalino
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 18 de agosto de 2023

Das 74 espécies de aves da Amazônia nacionalmente ameaçadas de extinção e contempladas no 2º Ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Amazônia – PAN, 25 são encontradas nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino, no norte de Mato Grosso.

jacu-estalo-escamoso(Neomorphus squamiger) – Jorge Lopes

O PAN Aves da Amazônia é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e possui diversos parceiros, entre eles a Fundação Ecológica Cristalino – FEC que além de ter participado da Oficina de Elaboração do PAN em julho de 2022 e ser articuladora de três ações, participa também do Grupo de Assessoria Técnica – GAT que irá elaborar e monitorar as metas e indicadores ao longo dos próximos cinco anos.

O 2º ciclo do PAN Aves da Amazônia foi elaborado com o objetivo de melhorar as condições de conservação das espécies de aves amazônicas em 5 anos. A Amazônia é um dos biomas com o maior número de espécies de aves e com os maiores níveis de endemismo.

jacamim-de-costas-marrons (Psophia dextralis) – Lucas Eduardo A. Silva

Apesar da grande dimensão geográfica e rica biodiversidade, a avifauna da Amazônia sofre várias ameaças, sendo que muitas delas estão relacionadas ao processo de ocupação do solo, que degrada grande parte do bioma.

Texto: Josana Salles – Coordenadora de Comunicação da FEC

imprensa@fundacaocristalino.org.br