Reserva do CristalinoSomos uma organização não governamental ambientalista que nasceu do sonho de uma família de contribuir com a conservação e o desenvolvimento responsável da região do rio Cristalino, no Mato Grosso.

Criada em 1999, a Fundação Ecológica Cristalino (FEC) está localizada no município de Alta Floresta e atua no sul da Amazônia brasileira através da proteção de áreas naturais, comunicação social, educação para conservação, pesquisa científica e incentivo a economia verde.

Atuação

Desenvolvemos ações sensibilização e educação para conservação para crianças e jovens das comunidades da região, através do programa Escola da Amazônia, especialmente o projeto Um dia na Floresta voltado para alunos das escolas públicas municipais e estaduais da região, buscando criar uma relação positiva entre os jovens e a floresta.

A região do Cristalino tem rara beleza cênica e incalculável valor para a biodiversidadeReserva do Cristalino

Reserva do Cristalino

Apoiamos projetos de pesquisas científicas e aplicadas nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural Cristalino (RPPN) gerenciadas pela FEC, adjacentes ao Parque Estadual Cristalino (PEC), com o objetivo de basear ações práticas em ciência, colaborando assim com a proteção de serviços ecossistêmicos e o uso responsável dos recursos naturais.

Promovemos comunicação e articulação social como estratégia para atingir o desenvolvimento comunitário e a conservação da biodiversidade. A comunicação é uma das principais ferramentas utilizadas pela FEC para a disseminação do conhecimento sobre a Amazônia meridional – riqueza, importância e ameaças – para turistas, estudantes e sociedade em geral. Os diagnósticos socioambientais elaborados pela FEC e seus parceiros possibilita o apoio à organização comunitária para assumir o protagonismo local.

Acreditamos que existe grande potencial para o desenvolvimento sócio econômico da região, por meio de ecoturismo, produção orgânica, sistemas agroflorestais entre outras atividades, ampliando as possibilidades de renda para os municípios Novo Mundo, Alta Floresta e Carlinda, em especial para as comunidades localizadas na zona de amortecimento do Parque Estadual Cristalino.

Reserva do Cristalino

Reserva do CristalinoSão ações e parcerias na restauração de áreas degradadas e nascentes, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos na região.

+ Governança e equipe executiva