Gestão Pautada no respeito ao meio ambiente

Vitória da Riva Carvalho

Vitória da Riva Carvalho

Diretora Presidente

Criou a Fundação Ecológica Cristalino (FEC) em 1999 com o objetivo de contribuir com soluções sustentáveis para a região da Amazônia Mato-grossense, especialmente os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo/MT. Com sua visão pioneira implementou as primeiras Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Cristalino do norte de Mato Grosso, e o Cristalino Lodge, premiado projeto de ecoturismo e conservação de florestas. É presidente do Conselho da FEC e membro do Conselho Consultivo do Parque Estadual Cristalino. Por sua atuação reconhecida como empresária e conservacionista recebeu o Prêmio Cláudia 2010, concedido a mulheres de destaque em vários setores da sociedade por todo o Brasil. Em 2011 foi escolhida como membro da Ashoka, comunidade global de empreendedores com 3.600 líderes sociais ao redor do mundo.

“Todos podemos ser agentes de transformação”- Everyone a changemaker.
http://brasil.ashoka.org/fellow/vit%C3%B3ria-da-riva-carvalho

Lucas Eduardo Araújo Silva

Lucas Eduardo Araújo Silva

Coordenador Geral de Projetos

Nascido na cidade de Ilhéus no sul da Bahia, mudou-se ainda adolescente para o estado de Mato Grosso. Em 2004 ingressou no curso de Ciências Biológicas na UNEMAT – Tangará da Serra, onde concluiu sua graduação no ano de 2008 trabalhando com comportamento territorial de beija-flores. Em 2009 mudou-se para Belém – PA com o objetivo de continuar sua formação profissional, onde participou da equipe de curadoria da Coleção Ornitológica do Museu Paraense Emílio Goeldi. Entre os anos de 2010 e 2016 realizou estudos sobre Filogeografia de aves Neotropicais, durante o mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emílio Goeldi. Doutor em Zoologia com ênfase em Evolução e Biodiversidade, Lucas Eduardo atualmente compõe a equipe da Fundação Ecológica do Cristalino – FEC, onde é Coordenador Geral de Projetos.

Mariana dos Santos da Silva

Mariana dos Santos da Silva

Coordenadora de Educação Ambiental

Bióloga, formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Alta Floresta, possui especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Pós-Graduação de Alta Floresta (CPAF) e especialização em Pedagogia de Projetos pelo Instituto Prominas. Quando estudante participou dos workshops da Escola da Amazônia na Escola Rural Mundo Novo e hoje coordena o projeto “Um Dia Na Floresta” da Fundação Ecológica Cristalino – FEC. É uma entusiasta dos projetos da FEC, já treinou um grande número de monitores ambientais, criou novos workshops como “Fotografia para Conservação”, e atua em outras iniciativas, incluindo a Normatização e Incremento da Pesquisa nas RPPNs Cristalino. É membro suplente do Conselho Consultivo do Parque Estadual Cristalino – PEC.

Gabriela Pereira Miranda

Gabriela Pereira Miranda

Departamento Financeiro

Formada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Alta Floresta (FAF) e é responsável pelo departamento financeiro da Fundação Ecológica Cristalino. Desde janeiro de 2014 é responsável pela contabilidade da FEC, além de coordenar e controlar os registros dos negócios, tais como: orçamentos, compra, venda, aplicações financeiras e exequibilidade dos projetos e dos relatórios financeiros. Sempre foi sensível à causa ambiental e acredita que com seu trabalho está contribuindo com a proteção das florestas.

Colaboradores

Luana Liporace Pires da Silva

Luana Liporace Pires da Silva

Departamento Jurídico

Advogada, formada em direito pela UNIVAG – Centro Universitário de Várzea Grande (MT) tem pós-graduação em Direito Processual Civil pela Fundação Escola do Ministério Público de Mato Grosso, e em Direito Previdenciário pelo INFOC – Instituto Nacional de Formação Continuada. Atuante nas causas de proteção aos direitos dos animais, sendo Presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB da Subseção de Jaciara em 2015/2016. É consultora voluntária da Fundação Ecológica Cristalino (FEC) no que diz respeito à legislação ambiental.

Josana Salles Abucarma

Josana Salles Abucarma

Assessoria de Imprensa

Jornalista com experiências em veículos de comunicação como: rádios, TVs, jornais impressos, sites e rede social. Membro da Rede Brasileira de Jornalistas ambientais, atua com serviços de assessoria de imprensa no Cristalino Lodge, Floresta Amazônica Hotel e Fundação Ecológica Cristalino. Na mídia impressa, escreve publicações com foco em meio ambiente e sustentabilidade nas revistas: Camalote. Lume e RDM. No Jornal A Gazeta, é repórter especial com matérias ambientais nos cadernos de Cidade e Vida.

Maria Vitória Yamada Müller

Maria Vitória Yamada Müller

Bióloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná. É consultora na área de conservação da biodiversidade, valoração econômica de unidades de conservação, uso público e ecoturismo, atendendo organizações não governamentais e governamentais, no bioma Mata Atlântica e Amazônia. Em 1994, participou do primeiro curso de ecoturismo de base comunitária no Brasil, quando conheceu Vitoria Da Riva que iniciava seu empreendimento em Alta Floresta. Desde 2009, colabora com a FEC em iniciativas relacionadas à pesquisa científica, manejo das reservas naturais e impactos de ecoturismo.

Membros do Conselho Curador

  • CARLOS PERES

    Professor de Ecologia da Conservação da Universidade de East Anglia- UEA, Reino Unido, formado em Biologia pela Universidade do Pará-Brasil, MS em Biologia da Vida Selvagem pela Universidade da Florida –UF e PhD em Ecologia Tropical pela Universidade de Cambridge. Desenvolveu importantes estudos de fragmentos florestais na região de Alta Floresta/MT, comparando os remanescentes de fauna dos fragmentos, com a fauna das áreas primárias das Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino.

  • WILLIAM MILIKEN

    Pesquisador líder do Depto de Capital Natural e Saúde das plantas, do Jardim Botânico de Londres- KEW. MA, Ciências Naturais e PhD pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Fluente em português, participou do projeto da Fundação Cristalino que fez o primeiro levantamento botânico da vegetação do Parque Estadual Cristalino-PEC e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural Cristalino- RPPNs, da Amazônia Mato-grossense. Além do Kew, participaram também desta pesquisa a Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT/ Campus Alta Floresta e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso-SEMA. Deste levantamento botânico resultou o manual intitulado: “Vegetação e Plantas do Cristalino” – Sasaki, Zappi, Milliken, Henicka & Piva, com 1.400 espécies da flora amazônica, sendo cinco espécies novas para a ciência. Com o apoio deste projeto da FEC, foi criado o primeiro herbário da UNEMAT/ Campus Alta Floresta.

  • EDOARDO RIVETTI

    Advogado e empresário apoiador da conservação do meio ambiente, é CFO no grupo New Content, criado em 2007, empresa dedicada à produção Branded Content, tendo sido pioneiros em conteúdo customizado no mercado brasileiro. Apoiou a FEC em vários projetos de conservação, através do financiamento de litogravuras de artistas sobre a fauna local. Publicou também o livro Papagalis – com desenhos originais de Eduardo Brettas.

  • CYNTHIA PINHEIRO MACHADO

    Possui graduação em Biologia e Doutorado em Ecologia pela Universidade de S. Paulo- USP. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Conservação atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de abelhas, monitoramento ambiental, conservação biológica e educação ambiental. Atuou no apoio à Fundação Cristalino através da ONG – Fauna e Flora Internacional.

  • FÁTIMA SONODA (in memoriam)

    Bióloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT e diplomada em Manejo e Conservação de Recurso de Áreas Protegidas pela Universidade Autônoma de Yucatán ( UADY). É Analista de Meio Ambiente da SEMA, tendo se aposentado em 2013. Atualmente ocupa o cargo de ‎Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade na Secretaria de Meio Ambiente- SEMA no Governo do Estado de Mato Grosso. Tem um envolvimento com a região da Amazônia Mato-grossense há várias décadas, tendo participado da criação do Parque Estadual Cristalino em 2000/2001.

  • Homenagem à Fátima Sonoda (1955-2017)

    Fátima Sonoda sempre fez muita diferença na conservação ambiental em Mato Grosso. Foram 25 anos de muita dedicação e seriedade no trato com o patrimônio ambiental, cultural e social do Estado.

    Sua atuação começou quando esteve no cargo de gerente de Parques e Jardins, na Prefeitura de Cuiabá, nos anos 1990. De lá pra cá, Fátima foi para a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema-MT, depois na Fundação Estadual de Meio Ambiente – Fema). Ali começava a sua atuação focada em unidades de conservação.

    Passou também pela gerência executiva na Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos (Ecotrópica) e pelo Instituto Centro de Vida – ICV. Ultimamente ocupava o cargo de Superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade da Sema-MT.

    Fátima foi uma grande parceira na implantação do Parque Estadual Cristalino, somando com todos que acham possível o desenvolvimento econômico sustentável. Sua visão prospectou um futuro possível para a floresta amazônica e, durante todos os anos de sua carreira, trabalhou em defesa de vários territórios na Amazônia mato-grossense onde foram criadas importantes unidades de conservação, tais como a  Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, Parque Estadual do Cristalino I e II, Parque Estadual Ricardo Franco, Parque Estadual Santa Bárbara, Reserva Ecológica de Apiacás e tantas outras áreas de alto valor científico, não só na Amazônia Mato-grossense, como no Pantanal e no Cerrado.

    A sociedade mato-grossense tem muito a agradecer a essa mulher guerreira, incansável no seu trabalho. Pela sua eficácia, dedicação e amor dedicados a todos.

    Vá em paz, Fátima, com o nosso carinho e a nossa admiração!