FEC participa de evento do grupo de trabalho do PAN das Aves Amazônicas em Carajás
Em 5 de outubro de 2023

A Fundação Ecológica Cristalino – FEC é uma das instituições que participam da elaboração do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Amazônia. Intitulado PAN Aves da Amazônia tem o objetivo de melhorar as condições de conservação das espécies de aves amazônicas em cinco anos. Este ciclo do PAN Aves da Amazônia contempla 74 táxons nacionalmente ameaçados de extinção.  O evento acontece na Floresta Nacional de Carajás, no estado do Pará.

Evento acorre na Floresta N. de Carajás (PA)

Das 74 espécies de aves da Amazônia nacionalmente ameaçadas de extinção e contempladas no 2º Ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Amazônia 25 são encontradas nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino, no norte de Mato Grosso.

O PAN Aves da Amazônia é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e possui diversos parceiros, entre eles a Fundação Ecológica Cristalino. A FEC participou da Oficina de Elaboração do PAN em julho de 2022 e é articuladora de três ações. Participa também do Grupo de Assessoria Técnica – GAT que está elaborando e monitorando as metas e indicadores ao longo dos próximos cinco anos.

As Reservas Particulares de Patrimônio Natural – RPPNs Cristalino e o Parque Estadual Cristalino possuem a maior diversidade de espécies de aves de toda a Amazônia brasileira, mais de 600 espécies, quase um terço do total de espécies de aves do Brasil.

gavião-real(Harpia harpyja – Rafael Ferraz

Desse total, 25 estão na lista oficial de aves ameaçadas de extinção. Entre elas, o gavião-real (Harpia harpyja) e a mãe-de-taoca-de-cara-branca (Rhegmatorhina gymnops).

A região é habitada por pássaros dificilmente vistos, incluindo espécies restritas à zona geográfica dos Rios Tapajós, Madeira e Xingu. Dentre algumas aves de destaque, pode-se citar espécies presentes em bambuzais como a Freirinha-de-coroa-castanha (Nonnula ruficapilla), Chororó-de-manu (Cercomacra manu), Puruchém (Synallaxis cherriei), Limpa-folha-de-bico-virado (Syndactyla ucayalae / Simoxenops ucayalae), Barranqueiro-de-topete (Anabazenops dorsalis), Choquinha-ornada (Epinecrophylla ornata) e Polícia-do-mato (Granatellus pelzelni).

Quer saber mais sobre as aves da região do Cristalino?

Coordenadoria de Comunicação

imprensa@fundacaocristalino.org