Projeto “Flora das RPPNs Cristalino” se alia a ciência cidadã através da plataforma INaturalist
Em 30 de outubro de 2023

As inovações tecnológicas têm contribuído cada vez mais com o avanço do nosso conhecimento sobre a biodiversidade e a conexão entre as pessoas e a própria natureza. Uma destas ferramentas atuais é o aplicativo iNaturalist que agora está integrado ao projeto Flora das RPPNs Cristalino, desenvolvido pela Fundação Ecológica Cristalino, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Já foram registradas por pessoas comuns e inseridas no aplicativo 334 espécies de plantas das reservas naturais, com fotos e coordenadas geográficas.

A planta Cacauí (Theobroma speciosum), simbolo co projeto

iNaturalist é um aplicativo baseado no compartilhamento e mapeamento de observações de animais e plantas de todo o mundo. Ele abrange o conceito de rede social, conectando desde biólogos, cientistas, naturalistas e cidadãos, que podem interagir e auxiliar na identificação dos animais e plantas, fornecendo informações valiosas da ocorrência destas espécies. É uma comunidade de mais de um milhão de cientistas e naturalistas que ajudam a aprender mais sobre a natureza.

Os usuários de iNaturalist auxiliam na identificação das plantas e animais ao seu redor na sua região. No caso do projeto “Flora das RPPNs Cristalino” lançado em setembro de 2023, os registros poderão ser feitos pelos turistas que visitam as RPPNs Cristalino e o Cristalino Lodge, guias, pesquisadores e pessoas que trabalham no empreendimento de ecoturismo.

Para participar do Projeto Flora das RPPNs Cristalino, basta baixar o app iNaturalist, que é gratuito, registrar a planta (com flor ou fruto), marcar a localidade (Cristalino Lodge) e pronto, o seu registro já fará parte da pesquisa científica e você contribuirá com novas descobertas!!!

Conecte-se.

Texto: Josana Salles – Coordenação de Comunicação da FEC