“Histórias da Floresta” quer retratar o planeta Terra como um quintal de todos e para todos
Em 20 de novembro de 2023

Bichos, plantas, o sol, a chuva, o céu estrelado, as nuvens em suas infinitas formas. É nos quintais que muitas crianças passam sua infância e conhecem um pouco da vida natural. Não importa o tamanho do espaço, cada quintal é um pedaço do mundo para os pequenos seres humanos e a partir dele é possível refletir como podemos tratar o planeta Terra.

Essa conversa promete ser bem animada para os alunos das escolas de Alta Floresta que participarão de mais uma edição do projeto “Histórias da Floresta”, vinculado ao Programa Escola da Amazônia, da Fundação Ecológica Cristalino – FEC e que será realizado entre os dias 21 a 30 de novembro.

Este ano, o projeto é inspirado no livro infantil “O quintal da minha casa” de Fernando Nuno e com adaptações será apresentado através de um lindo espetáculo lúdico com as personagens Plim Plim, a Fada das Águas e a Mãe Natureza.

A coordenadora de Educação Ambiental da FEC, Mariana dos Santos da Silva explica que o espetáculo tem um enredo bem divertido e permeado com músicas. “O livro de Fernando Nuno traz a ideia de que o planeta é o nosso quintal. Um quintal com inúmeras florestas, biomas, animais e plantas.  Além disso a história inspira a pensar sobre o que podemos fazer para que a natureza existente no planeta não seja completamente destruída. Nos convida para ação, a fazer algo, não fica só na reflexão”, comentou.

Mariana diz ainda que a história ajuda no diálogo sobre o cuidado com a natureza, apresenta para as crianças um novo olhar sobre o mundo em que vivemos.

Em todas as edições do projeto “Histórias da Floresta” as encenações são bem alegres e “as histórias que apresentamos trazem sempre personagens da fauna e flora da floresta Amazônica”.

“Histórias da Floresta” acontece desde 2018 e atende crianças com faixa etária de 4 a 7 anos das escolas públicas de Alta Floresta, sempre entre os meses de outubro e novembro. Já participaram do projeto cerca de 800 crianças de 14 escolas. A primeira edição foi em 2018 com a história “Sumaúma, mãe das árvores” da escritora Lynne Cherry.

Em 2019 o espetáculo foi baseado na história “Quem pegou a castanha de cutia” cuja autora é a professora Adenir Vendrame. Depois, em 2021, em razão da pandemia foi feita uma edição online com a história do “Pescador e a Onça” de autoria de Yaguaré Yamã.

Coordenação de Comunicação da FEC

Texto: Josana Salles