Notícias da fec


FEC participa de evento sobre o programa Lista Verde e busca certificação das RPPNs Cristalino
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 30 de novembro de 2023

A Fundação Ecológica Cristalino – FEC esteve presente no evento “Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas – resultados, experiências e perspectivas”, promovido pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O Programa Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas da IUCN é um sistema de certificação que se baseia em diferentes pilares, como governança equitativa e gestão eficaz, mas o foco real está nos resultados de conservação e na contribuição para os desafios globais.

As Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) Cristalino, situadas no sul as Amazônia estão presentes no Programa da Lista Verde e buscam Certificação de Conservação. As reservas somam 7 mil hectares no norte de Mato Grosso.

As discussões fizeram parte do VI Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS), que aconteceu entre os dias 27 a 30 de novembro na Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Lucas Eduardo Araújo Silva

Durante o evento foram apresentados os resultados preliminares da aplicação do padrão em cinco países amazônicos, com a participação do Grupo de Especialistas em Avaliação da Lista Verde da IUCN.

O Programa da Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas da IUCN visa incentivar e promover áreas protegidas eficazes em todo o mundo e incentivá-las a medir, melhorar e manter o seu desempenho por meio de critérios globalmente consistentes.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação da FEC

Texto: Josana Salles

imprensa@fundacaocristalino.org.br

65-99966-3681