FEC comemora 25 anos de atividades com novos projetos de educação ambiental, pesquisa científica, monitoramento de queimadas e comunicação
Em 17 de maio de 2024

A Fundação Ecológica Cristalino (FEC) completa 25 anos de muitas realizações pela conservação da floresta amazônica situada entre os estados de Mato Grosso e Pará, região do Arco do Desmatamento. A FEC é uma organização não governamental pioneira em ações de conservação da biodiversidade, na região do rio Cristalino, por meio da gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), projetos de educação ambiental, atuação em Políticas Públicas e projetos de comunicação  e  desenvolvimento socioeconômicos sustentáveis.

Monitoramento da Biodiversidade

Dentre as inúmeras atividades e projetos desenvolvidos pela FEC , citamos: Políticas Públicas Ambientais em Mato Grosso; Gestão de Áreas Protegidas; Projeto Um dia Floresta; Projeto Histórias da Floresta; Projeto Brincando na Floresta; Projeto Fungos do Cristalino; Monitoramento da Biodiversidade das RPPNs Cristalino, Projeto Looking For Jaguars; Projeto LIFEPLAN; Projeto Flora das RPPNs Cristalino; Projeto Ecologia e Conservação do macaco-aranha-de-cara-branca; Projeto de Monitoramento e Combate a Incêndios Florestais. Todos os estudos são realizados nas RPPNs Cristalinos e envolvem pesquisadores de universidades brasileiras.

Entre 2022 e 2023 a Fundação Ecológica Cristalino ampliou suas atividades com novos projetos de educação ambiental como o “Brincando na Floresta”, pesquisas científicas como o “Flora das RPPNs Cristalino” e Ecologia e Conservação do macaco-aranha-de-cara-branca. Na área de gestão das RPPNs, foi implantado o projeto de Monitoramento e Combate a Incêndios Florestais.

Assembléia – geral do FORMAD em 2024

Na área de Políticas Públicas, a FEC se associou ao Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (FORMAD) que envolve a participação de mais de 40 entidades não governamentais.

Nesse mesmo período a FEC fortaleceu a área de comunicação para a conservação, com a criação da Coordenação de Comunicação envolvendo ações de assessoria de imprensa e redes sociais.

Programa Escola da Amazônia

Escola da Amazônia é o programa de educação ambiental da Fundação Ecológica Cristalino que foi criado em 2002 com a missão de despertar e fortalecer a admiração e o respeito à floresta Amazônica.

O programa tem como objetivo informar e conscientizar principalmente as crianças e os jovens no cuidado com o maior patrimônio natural do planeta: Nossa Biodiversidade.

Atualmente o programa possui 3 projetos de educação ambiental: Um Dia na Floresta, Histórias da Floresta e Brincando na Floresta.

Projeto Um Dia Na Floresta

Realizado a mais de 16 anos o projeto “Um dia na Floresta” tem como objetivo despertar a curiosidade pelo conhecimento e uma nova conexão com a floresta para crianças de 8 a 10 anos. Uma experiência de imersão na floresta, com trilhas, dinâmicas, conversas e muito aprendizado. As oficinas ocorrem na Reserva Surucuá, fragmento de floresta amazônica bem preservado de 60 hectares, situado próximo ao centro da cidade de Alta Floresta, esse processo de vivenciar a floresta fortalece o entendimento das crianças sobre causas ambientais, pertencimento e sua importância.

Neste ano de 2023 o projeto atendeu 13 escolas, sendo 9 escolas e 3 escolas particulares de Alta Floresta e 01 escola pública pertencente ao município de Carlinda. Além disso o projeto também recebeu um grupo de Escoteiros residentes da cidade de Nova Monte Verde. Participaram das oficinas o total de 429 crianças das instituições citadas acima e 36 professores delas. No total foram realizadas 17 oficinas, com a distribuição de 429 “termos de compromisso” assinado pelas crianças e entregue para ser assinado também pelos pais, e confeccionados 13 pôsteres “Juntos Faremos Um Mundo Melhor” carimbados com as mãos dos alunos, preenchidos com compromissos e fixados no pátio da escola participante.

Projeto Histórias da Floresta

“Histórias da Floresta” é um projeto de contação de histórias que tem como público-alvo crianças de 06 a 08 anos de idade das escolas públicas do município de Alta Floresta – MT. Em sua 3ª edição o projeto aconteceu neste ano de 2023 durante o mês de novembro de forma itinerante, onde foi possível realizar 5 apresentações, onde foi possível atender 325 crianças de 5 escolas públicas.

História das Floresta encantam as crianças

Este ano, o projeto foi inspirado no livro infantil “O quintal da minha casa” de Fernando Nuno e apresentado através de um lindo espetáculo lúdico com as personagens Plim Plim, a Fada das Águas e a Mãe Natureza, com um enredo recheado de encanto, música e diversão. O livro de Fernando Nuno traz a ideia de que o planeta é o nosso quintal. Um quintal com inúmeras florestas, biomas, animais e plantas. Além disso a história inspira a pensar sobre o que podemos fazer para que a natureza existente no planeta não seja completamente destruída. Nos convida para ação, a fazer algo, não fica só na reflexão.

Além de apresentar o encanto da floresta e sua biodiversidade por meio da contação de história, o projeto também realizou a entrega de 5 kits contendo 45 livros de histórias infanto-juvenil para cada escola participante, além foi entregue também um livro de colorir com todos os personagens presentes na história para cada criança, totalizando aproximadamente 350 livros que também foram entregues para as crianças que faziam parte das turmas mais estavam ausentes.

Projeto Brincando na Floresta

Brincadeiras na floresta e um delicioso piquenique

O Projeto “Brincando na Floresta” foi criado neste ano de 2023 com o objetivo de proporcionar às crianças de 4 a 6 anos uma experiência de aprendizado de forma divertida e interativa, focada na conscientização ambiental e na importância da preservação da natureza. Por meio de atividades lúdicas, exploratórias e educativas, foi possível despertar o interesse das crianças pela natureza e proporcionar de fato seu primeiro contato com a floresta. A oficina aborda diferentes dinâmicas, em sua maioria realizadas dentro da floresta, incentivando a observação a diferentes sons, a criatividade e a interação da criança com o meio ambiente. Em 2023, na fase piloto, o projeto realizou 5 oficinas que atendeu 108 crianças e 19 professores de 3 escolas do município de Alta Floresta – MT.

Participaram do projeto as escolas: Escola Estadual Mundo Novo, Escola Municipal Trenzinho Mágico e a Escola Jean Piaget (particular). Ao final das oficinas cada criança recebeu um kit para levar para casa, contendo uma caixa de lápis de cor e um livreto de colorir com ilustrações da fauna e flora. No total foram distribuídos 108 kits e muita diversão durante toda a realização do projeto.

Capacitação para Monitores do Projeto Um Dia Na Floresta

A Capacitação para Monitores do Projeto “Um Dia Na Floresta” tem como objetivo capacitar monitores para auxiliar na execução das oficinas do Projeto. A capacitação permite a troca de experiências e formação em Educação Ambiental aos monitores, por meio das atividades do projeto e sua filosofia, além disso, durante a capacitação os candidatos a monitoria do projeto conhecem de perto a Fundação Ecológica Cristalino e seus projetos. A oficina de capacitação neste ano de 2023 aconteceu no dia 17 de março e contou com a participação de 10 voluntários.

Pack for a Purpose (parceria com o turismo)

Em 2023 recebemos 73,427 kg no total de 690 itens

A Pack for a Purpose é uma organização sem fins lucrativos com sede em Raleigh, Carolina do Norte, que fornece aos viajantes informações atualizadas sobre os suprimentos necessários para projetos comunitários apoiados por acomodações em todo o mundo.

Os viajantes utilizam a sua bagagem para levar material escolar, médico e outros às comunidades que visitam. O objetivo é ajudar os viajantes que desejam agradecer desta forma ou que simplesmente desejam expandir sua generosidade para além de suas próprias comunidades.

Por meio da parceria com o Cristalino Lodge a Escola da Amazônia é um dos quatro programas do Brasil que possui uma lista de suprimentos no site da Pack For a Purpose desde 2014. Em 2023, recebemos 73,427 kg no total de 690 itens dentre eles materiais escolares, materiais esportivos, livros de leitura e atividades, instrumentos musicais,

alimentos não perecíveis, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal. Todos os itens recebidos por meio da Pack For a Purpose são utilizados nas oficinas dos projetos do programa de educação ambiental Escola da Amazônia e/ou doados as crianças atendidas pelo programa

Alta Floresta Não Atropela

Reunião com instituições públicas e ongs na Prefeitura de Alta Floresta – Foto Secom/AFL

Em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta e diversas instituições públicas municipais, estaduais e federais, a FEC realizou o evento de debate sobre o combate ao atropelamento de animais silvestres na área urbana de Alta Floresta. O evento aconteceu no dia 25 de outubro, no Museu de História Natural de Alta Floresta.

Foram discutidas soluções urbanas para evitar os atropelamentos e encaminhamentos de socorro aos animais atropelados. Foram realizadas três reuniões antes e depois do evento e feitos diversos encaminhamentos: produção de um diagnóstico com mapeamentos de diversos pontos críticos de maior incidência dos atropelamentos. Em 2024 será apresentado o estudo e a implantação de pontes de corda aéreas, placas, quebra-molas e o lançamento da campanha “Alta Floresta não Atropela”.

Incentivo a Criação de RPPNs

Palestra “RPPN – Um Modelo de Unidade de Conservação compatível com as propriedades rurais na Amazônia”, por Laércio M. de Souza

Com o objetivo de incentivar a criação de RPPNs na região de Alta Floresta, a FEC juntamente coma Prefeitura e outras instituições realizaram o evento no mês de outubro. Fora realizada uma Palestra “RPPN – Um Modelo de Unidade de Conservação compatível com as propriedades rurais na Amazônia”, ministrada pelo administrador de empresas Laércio Machado de Souza. Além disso foram realizadas visitas técnicas em pequenas propriedades rurais orientando sobre os benefícios da criação de RPPNs o que culminou na criação da RPPN Anacã, que terá lançamento em 2024.

Projeto de monitoramento e Combate a Incêndios Florestais

Em 2023 a FEC inicia um novo projeto de monitoramento e combate a incêndios florestais via satélite e com uso de drones, das RPPNs Cristalino e também auxiliar na proteção de áreas vizinhas como o Parque Estadual Cristalino I e II.  As equipes da Brigada de Combate a Incêndios Florestais da FEC participaram de cursos em parcerias com outras instituições para

Formação de novos brigadistas de combate a incêndios florestais.

Fogo atingiu o Parque Estadual Cristlaino e queimou quase 5 mil hectares em 2022

Com o uso da plataforma de monitoramento via satélite, drones e dois brigadistas vigilantes, foi possível monitorar a área do entorno das RPPNs Cristalino e do Parque Estadual do Cristalino – PEC. O sinal dos primeiros focos de calor dentro do PEC, entramos em contato com o corpo de bombeiros que também atuou no monitoramento, e fizemos divulgação na mídia, sobre os focos de calor. Com todas estas ações foi possível que estes focos de calor não avançassem e não tivemos risco de incêndios.

Coordenadoria de Comunicação – imprensa@fundacaocristalino.org.br

Josana Salles – 65 – 99966-3681