Hoje é Dia Internacional da Biodiversidade!
Por Lucas Eduardo Araújo Silva
Em 22 de maio de 2024
Curl-crested Aracari – Will Carter

Mato Grosso tem o privilégio de abrigar uma rica biodiversidade da fauna e da flora nos seus três biomas encontrados em seu território. Na Amazônia mato-grossense, na região do rio Cristalino, a área possui espécies raras de vegetação e de animais. São cerca de 600 espécies de aves, 98 espécies de mamíferos, 142 espécies da herpetofauna, mais de 40 espécies de peixes, 1010 espécies de borboletas, cerca de 1400 espécies de plantas. Ameaçadas (Flora e Fauna) são 48 espécies e 38 espécies endêmicas;

A Fundação Ecológica Cristalino (FEC) realiza há cinco anos o Programa de Monitoramento da Biodiversidade das RPPNs Cristalino, previsto no Plano de Manejo das reservas florestais.

Lucas Eduardo Araújo Silva

A pesquisa investiga a presença de espécies de aves, borboletas frugívoras e mamíferos de grande porte no começo e no fim do período chuvoso. Ao todo são 3 km de trilha em 3 tipos de ambientes vegetativos: Floresta ripária, floresta de igapó e floresta de terra firme. A equipe precisa percorrer 6 mil metros coletando informações colhidas por observação e gravação de áudio da floresta.

Equipe de Monitoramento da Biodiversidade da FEC

O que é o Monitoramento da Biodiversidade

Utilizando os métodos adaptados do Programa Monitora do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a Fundação Ecológica Cristalino – FEC investiga a condição da biodiversidade no interior das áreas protegidas, observando especialmente aqueles grupos bioindicadoresque apresentam relevância para orientar a decisão sobre ações preventivas e mitigadoras dos efeitos das mudanças climáticas.