Unindo esforços para um bem maior

Reserva do CristalinoDesde a década de 90, pesquisadores e fotógrafos do mundo inteiro visitam as RPPNs Cristalino e ali encontram um verdadeiro paraíso de vida selvagem, com grande riqueza de fauna e flora, espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção, e não raramente os estudos revelam novas espécies para a ciência.

Por isso, acreditamos que o conhecimento sobre a floresta, seu valor e suas possibilidades de usos compatíveis com a conservação são cruciais para a proteção do bioma Amazônia. Assim, incentivamos a realização de pesquisas e apoio ao desenvolvimento, disponibilizando infraestrutura e facilidades aos pesquisadores, por meio de convênios com instituições nacionais e estrangeiras. Com a pesquisa realizada nas reservas naturais Cristalino nos nutrimos de conhecimento, obtemos apoio para a gestão das áreas, facilitando a divulgação e interpretação das informações para diferentes públicos.

Com um rico banco de dados, disponibilizamos listagens de espécies registradas por pesquisadores ao longo dos anos, contendo artigos técnicos e científicos constantemente atualizados.

Incentivamos a realização de pesquisas e apoio ao desenvolvimento infraestrutura e facilidades aos pesquisadores Reserva do Cristalino

Linhas Prioritárias para Pesquisas nas Reservas Naturais

A FEC prioriza o apoio a estudos que preencham as lacunas de conhecimento apontadas nos planos de manejos das reservas, assim como incentiva a continuidade de pesquisas já realizadas por diversas instituições parceiras.

Infraestrutura e Facilidades

• infra_icone_01Alojamentos São três tipos de alojamentos disponíveis aos interessados em desenvolver pesquisas nas reservas: Base RPPN Cristalino, Base RPPN Castanheira (Limão) e Base Ilha Ariosto, esta última localizada no Rio Teles Pires.
  • infra_icone_02Torres de Observação Para observar a vida selvagem, especialmente aves e mamíferos que habitam o dossel da floresta, duas torres com 50 metros de altura, construídas de aço galvanizado estão posicionadas em diferentes ambientes das reservas.
  • infra_icone_03Normas para pesquisas nas RPPNS Cristalino Para que os estudos ocorram de forma segura e eficiente foram estabelecidas normas que devem ser observadas por pesquisadores, auxiliares, estagiários, entre outros que venham a apoiar as pesquisas de campo.
  • infra_icone_04Trilhas O sistema de trilhas das reservas é composto por cerca de 10 trajetos que se estendem por praticamente todos os tipos de ambientes, proporcionando aos pesquisadores facilidades de acesso e de visualização da fauna e flora locais.
  • infra_icone_05Apoio de guias, barqueiros e transporte terrestre Para a realização das pesquisas, poderão ser fornecidos transporte terrestre até a barranca do Rio Teles Pires, barcos, combustível, serviços de barqueiros e guias para as trilhas, mediante programação prévia.

Download technical and scientific articles, standards and information about our infrastructure.

Reports and other documents >